Velocidade do obturador

Curso de Fotografia

A velocidade do obturador mais baixa podem fazer com que as fotografias saim tremidas, pricipalmente se a máquina estiver sendo segurada na mão. A menor velocidade que se deve usar nesta condição para evitar fotos tremidas é 1/f, ou seja, igual a distância focal da objetiva que se está utilizando. Se você estiver utilizando uma objetiva 50mm, então a menor velocidade você deverá utilizar 1/60s. Para velocidades mais baixas não se deve fotografar sem o auxílio de um tripé.

Tipos de Flash

Curso de Fotografia

Existem alguns tipos de flash que podem facilitar muito o trabalho do fotógrafo dependendo do tipo de trabalho que ele irá exercer. Abaixo listamos alguns para que você entenda um pouco melhor sobre cada um:

  • Amador: são equipamentos para uso amador, com potencia, alcance e funções reduzidas. São pequenos e de fácil manuseio.
  • Profissional escravo: incorporam as principais funções para uso profissional (high sinc, segunda cortina, zoom, etc) mas no caso da função de controle sem fio, ele não comandam outros flashes, só podem ser “escravo”.
  • Profissional mestre: com grande alcance, incorporam as principais funções para uso profissional (high sinc, segunda cortina, zoom, etc) e na função de controle sem fio, pode controlar vários flashes fora da câmera, funcionando tanto como “mestre”, como escravo.
  • Flash para macro fotografia: podem ser do tipo “ring” ou “twin”. Iluminam objetos muito próximos a objetiva.

Conhecendo: Photoshop Avançado

Curso de Fotografia

O nosso curso visa ensinar a utilização do tratamento de imagem com ênfase na fotografia. O curso é prático e todas as ferramentas são apresentadas e demonstradas através de exemplos práticos de tratamento e manipulação de fotografias. Dessa forma, o aluno saberá o que fazer diante de uma situação real, seja ela em casa ou no trabalho, antes de apresentá-lo ao seu cliente.

Ministrado no formato personalizado, o aluno tem 100% de aproveitamento garantido, pois as aulas são individuais, podendo ser dirigidas de acordo com a necessidade e área de atuação.

Ferramentas digitais

Curso de Fotografia

O Lightroom é um programa da Adobe que auxilia o fotógrafo tanto na edição e tratamento das fotografias quanto na organização e produtividade do fluxo de trabalho. Essa ferramenta fornece o essencial para que o fotógrafo possa gerenciar, editar e apresentar as imagens de forma simples e intuitiva.

Filtros Digitais

Filtros Digitais ,s ão aplicados via software após a fotografia ter sido capturada, seja ainda dentro da câmera, seja mais tarde através do computador.

A câmera digital possui filtros eletrônicos popularmente chamados de white balance.Estes filtros são aplicados à imagem após a captura.Se o tipo de arquivo escolhido for jpg, o filtro é aplicado antes da gravação no cartão, sempossibilidade de alteração posterior.

Se o tipo de arquivo escolhido é raw, não há aplicação do filtro na imagem.Quando esta escolha é feita, no arquivo raw, é gravada a informação de qual tipo de filtro estava ajustado na hora da foto, mas a foto em sí não é alterada.

O software que visualiza o arquivo raw usa esta informação temporariamente apenas para exibir a foto como se este filtro tivesse sido aplicado.A vantagem é que pode-se alterar o tipo de filtro após a imagem ter sido realizada.

DICA MEGA PIXEL: QUANTO MAIS MELHOR?

O mercado fotográfico continua enfiando goela abaixo do consumidor que quanto mais megapixels melhor a câmera fotográfica. Isto está longe de ser verdade.

Diversos fatores influenciam na qualidade da fotografia digital. Em alguns casos mais megapixels pior.

O maior problema da tecnologia digital é o ruído, que são pixels com cores erráticas que aparecem nas fotografias feitas com ISO alto ou exposições muito longas. Um dos fatores que contribui para isto são pixels de área muito pequena.

As câmeras digitais compactas tem CCDS (o “filme digital”) muito pequenos, apesar dos muitos megapixels. O resultado desta compactação são pixels diminutos.
Só como referência sobre a utilidade deles, veja quantos megapixels são necessários para:
Foto 10x15cm = 1,5 megapixel;
Foto 20x30cm = 6 megapixel;
Tela cheia do monitor 15 pol. = aproximadamente 0,8 megapixel;
Quadro na parede de aproximadamente 90 x 60 cm = 6 megapixel.

Quer aprender tudo sobre fotografia? Faça os cursos da Techimage​!
Telefone: (11) 2738-4464
Endereço: Rua Nebraska, 90 – Brooklin, São Paulo/SP
Email: foto@techimage.com.br



Mega pixel ! Quanto mais melhor ?

O mercado fotográfico continua enfiando goela abaixo do consumidor que quanto mais megapixels melhor a câmera fotográfica. Isto está longe de ser verdade.

Diversos fatores influenciam na qualidade da fotografia digital. Em alguns casos mais megapixels pior.

O maior problema da tecnologia digital é o ruído, que são pixels com cores erráticas que aparecem nas fotografias feitas com ISO alto ou exposições muito longas. Um dos fatores que contribui para isto são pixels de área muito pequena.

As câmeras digitais compactas tem ccds (o “filme digital”) muito pequenos, apesar dos muito megapixels. O resultado desta compactação são pixels diminutos.

Só como referência sobre a utilidade de tantos megapixels, veja quantos megapixels são necessários para:

foto 10x15cm = 1,5 megapixel
foto 20x30cm = 6 megapixel
tela cheia de monitor 15pol = aprox 0,8 megapixel.
quadro na parede aprox. 90x60cm = 6 megapixel

Outro problema do exagero no tamanho das imagens é o tamanho dos arquivos, que ficam cada vez mais lentos de manipular.

Quer saber mais? Faça um curso na www.techimage.com.br – tel: 11 50448810

Ver nossos cursos de fotografia