Fotos macro com objetiva reserva

Curso de Fotografia

Muitas vezes as pessoas se encantam com a macrofotografia, mas não tem budget inicial suficiente para investir nos equipamentos. O artigo de hoje serve pra te ajudar a fazer fotos espetaculares com lentes que você já possua em casa. Utilizando duas objetivas, uma tele e uma objetiva normal, você poderá fazer fotos que ampliam o motivo fotografado em cerca de 6 vezes !

Para alcançar esta ampliação, basta seguir os seguintes passos:

  • Coloque uma objetiva tele com cerca de 200mm ou mais na máquina. Se for zoom não tem problema, basta que ela esteja ajustada em 200mm.
  • Coloque-a na menor abertura possível.
  • Pegue aquela objetiva 50mm que você tinha guardada, e coloque nela um filtro UV.
  • Com auxílio de uma fita isolante, prenda uma objetiva na outra, sendo que a objetiva 50mm ficará invertia na frente da objetiva principal, esta objetiva deve estar na maior abertura.
  • Coloque o conjunto num tripé bem firme e boas fotos.
  • Para fotometrar não é preciso fazer nenhuma compensação, uma vez que a objetiva secundária (50mm) esta funcionando como se fosse um simples filtro.
  • A distância de trabalho é da ordem de 5 a 10 cm. O fator de ampliação será (objetiva principal)/ (objetiva secundária).

Pronto! Seguindo esse básico tutorial você conseguirá ter uma objetiva reversa para fazer fotos esplendidas.

Surpreenda-se com a Macrofotografia!

Curso de Fotografia

A fotografia macro é uma ótima opção para criar diferentes texturas e causar sensações. Com essas técnicas é possível fazer fotografias impactantes ou delicadas, ideais para diversos ramos do mercado.
Surpreenda-se ao conhecer o universo dos fotógrafos de macro, realizando fotografias de grande beleza e magia.

Macro – Profundidade de Campo

Foto: Luiz Kagiwama

A profundidade de campo define as áreas da foto ficarão em foco (nítida e clara) e quais estarão em desfoque (borrada e suave). Ela é o principal problema da fotografia macro.

Procure sempre obter o máximo de profundidade de campo, mesmo que isto implique em mais tempo e mais equipamentos.

Macro fotografia com objetiva reversa

Se você não tem uma objetiva macro potente, não se preocupe, mesmo assim você poderá fazer fotos de tirar o chapéu. Utilizando duas objetivas, uma tele e uma objetiva normal, você poderá fazer fotos que ampliam o motivo fotografado em cerca de 6 vezes !

Para alcançar esta ampliação é simples. Coloque uma objetiva tele com cerca de 200mm ou mais na máquina. Se for zoom não tem problema, basta que ela esteja ajustada em 200mm. Coloque-a na menor abertura possível. Pegue aquela objetiva 50mm que você tinha guardada, e coloque nela um filtro UV. Com auxílio de uma fita isolante, prenda uma objetiva na outra, sendo que a objetiva 50mm ficará invertia na frente da objetiva principal, esta objetiva deve estar na maior abertura. Coloque o conjunto num tripé bem firme e boas fotos. Para fotometrar é fácil, não é preciso fazer nenhuma compensação, uma vez que a objetiva secundária (50mm) esta funcionando como se fosse umsimples filtro. A distância de trabalho é da ordem de 5 a 10 cm. O fator de ampliação será (objetiva principal)/ (objetiva secundária). No nosso caso 200 / 50 = 4X.

Ver nossos cursos de fotografia

O filtro close up na Fotografia Macro.

O filtro close up é um acessório barato, que permite grandes fotografias macro com qualidade bastante razoável, e principalmente facilidade de uso.

O filtro close up, ou mais corretamente, lente close up, nada mais é do que uma lente de aumento que é colocada na frente da objetiva.

O kit de lentes close up, vem em jogos. Cada filtro tem uma numeração como +2, +3, +4, +10, etc. Este é o número da dioptria do filtro. Quanto maior o número maior o aumento. Eles podem ser utilizados junto, aumenando ainda mais o aumento.

O maior problema de utilizar filtros close up, é a profundidade de campo, que reduz muito. Para aumentá-la prefira utilizar abertura pequenas, como f/16 ou f/22. A velocidade pedida pelo fotometo será muito baixa, é obrigratório o uso de tripés.

Ver nossos cursos de fotografia

LENTE CLOSE UP

A lente close up é o acessório para macro fotografia mais barato que existe. Ela não tem a melhor qualidade ótica, mas seguramente tem grandes benefícios.
Como é simplesmente uma lente de aumento colocada na frente da objetiva, não necessita correções de fotometria.

As lentes close up vem com dioptrias (como +2; +3; +4, etc) Quanto maior a dioptria maior o fator de ampliação. Uma lenmte pode ser colocado em cima de outra para aumentar o fator de ampliação.

Na foto de cima foi usada uma objetiva 50mm, sem nenhuma lente close up.

Na foto do meio foi acrescentado uma lente close up +3.

Na foto de baixo foram utilizados 3 filtros close up um em cima do outro. Foram utilizadas as 2 lentes +3 e uma lente +2; perfazendo um total de +8 dioptrias.


Sem close up


Com close up


Com 2 filtros close up

Ver nossos cursos de fotografia