Dureza da luz: a luz difusa

Curso de Fotografia

O que vai definir se uma luz é suave ou dura é o tamanho da fonte de luz. Ao contrário da luz dura, a difusa fica tão suave que mal dá para diferenciar luz e sombra. Apesar disso, é preciso saber que a diferença existe e sem ela os objetos não seria percebidos como tridimensionais.

Quanto mais longe do assunto, menor e mais suave a luz vai parecer. Existem também diversos acessórios que espalham a luz que está em contato direto com o objeto, tornando a fotografia mais homogênea e menos dramática.

Dica: “slow sync”

Curso de Fotografia

O modo “Slow Sync” no flash é ideal para quando fotografamos em ambientes escuros, mas que possuam alguma iluminação residual. Esse modo faz um balanço entre a luz ambiente e a intensidade do disparo do flash. A técnica de “Slow Sync” deixa a foto mais natural.

Como usar o flash meter?

Curso de Fotografia

O flash mater – ou fotômetro – deve ser posicionado o mais próximo possível do objeto a ser fotografado, com a célula de medição direcionado para a objetiva da câmera, tomando muito cuidado para não bloquear a luz que incide sobre a célula com o corpo.

É importante que seja apontado para o local que receba a luz principal, ou seja, onde o motivo estiver mais exposto. Lembre de conectar o cabo de sincronismo na tocha e no flash meter.

Tipos de Flash

Curso de Fotografia

Existem alguns tipos de flash que podem facilitar muito o trabalho do fotógrafo dependendo do tipo de trabalho que ele irá exercer. Abaixo listamos alguns para que você entenda um pouco melhor sobre cada um:

  • Amador: são equipamentos para uso amador, com potencia, alcance e funções reduzidas. São pequenos e de fácil manuseio.
  • Profissional escravo: incorporam as principais funções para uso profissional (high sinc, segunda cortina, zoom, etc) mas no caso da função de controle sem fio, ele não comandam outros flashes, só podem ser “escravo”.
  • Profissional mestre: com grande alcance, incorporam as principais funções para uso profissional (high sinc, segunda cortina, zoom, etc) e na função de controle sem fio, pode controlar vários flashes fora da câmera, funcionando tanto como “mestre”, como escravo.
  • Flash para macro fotografia: podem ser do tipo “ring” ou “twin”. Iluminam objetos muito próximos a objetiva.

Técnicas de rebatimento

Curso de Fotografia

Luz rebatida é quando ela, sem atravessar a superfície, é redirecionada. Caso a superfície seja fosca, então a luz se espalha. Ao atravessar uma superfície translúcida, a luz se difunde e espalha.

Na fotografia existem diversas técnicas de rebatimento, entre elas:

  • Flash direto
  • Flash rebatido no teto
  • Rebatimento no teto + rebatedor
  • Rebatimento para trás

Dica: técnicas básicas de estúdio

Curso de Fotografia

Para fotografar em estúdio o profissional precisa pensar que a luz reflete na parede e acessórios de rebatimento. Devemos ficar atentos ao ângulo das tochas e sobreposição de luzes, pois a foto pode acabar saindo com uma superexposição. Em estúdios com paredes e tetos brancos é muito importante que os bloqueadores estejam bem posicionados.

Efeito Flare

Curso de Fotografia

Flare é na verdade um defeito ótico causado pela luz e aparecem em forma de manchas hexagonais ou circulares. Mesmo sendo classificado como uma “imperfeição”, muitos fotógrafos acabam utilizando essas manchas como efeito fotográfico. Quando bem usado pode deixar a fotografia mais colorida e num tom mais quente.

Dica: Formas de utilizar a luz

Curso de Fotografia

A luz é o que determina a fotografia e, na realidade, a luz branca sequer existe. Através da luz o fotógrafo pode fazer com que todo o ambiente seja trabalhado para ser dramático, suave, ou até mesmo para realçar detalhes do objeto fotografado. Ela pode ser classificada em: natural (luz do sol) e artificial (flash, fogueira, lâmpada e etc).

Dica: Como eliminar sombras

Curso de Fotografia

Quando o flash está levemente deslocado da câmera ou quando um motivo está muito próximo do outro é comum que apareça uma sombra bem nítida. Manter o motivo longe do fundo é uma solução que diminui o problema, mas para eliminá-lo é necessário utilizar técnicas do flash rebatido.