Dica: “slow sync”

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O modo “Slow Sync” no flash é ideal para quando fotografamos em ambientes escuros, mas que possuam alguma iluminação residual. Esse modo faz um balanço entre a luz ambiente e a intensidade do disparo do flash. A técnica de “Slow Sync” deixa a foto mais natural.

Técnicas de rebatimento

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Luz rebatida é quando ela, sem atravessar a superfície, é redirecionada. Caso a superfície seja fosca, então a luz se espalha. Ao atravessar uma superfície translúcida, a luz se difunde e espalha.

Na fotografia existem diversas técnicas de rebatimento, entre elas:

  • Flash direto
  • Flash rebatido no teto
  • Rebatimento no teto + rebatedor
  • Rebatimento para trás

Efeito Flare

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Flare é na verdade um defeito ótico causado pela luz e aparecem em forma de manchas hexagonais ou circulares. Mesmo sendo classificado como uma “imperfeição”, muitos fotógrafos acabam utilizando essas manchas como efeito fotográfico. Quando bem usado pode deixar a fotografia mais colorida e num tom mais quente.

Os diferentes tipos de luz

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Nós já sabemos que a luz é fundamental para a fotografia e cada variante dá um sentimento diferente ao motivo capturado. A luz dura, por exemplo, é uma luz mais forte e deixa o assunto mais expressivo. E a luz suave, deixa o assunto mais harmoniosa.

Desenhar com a luz

Foto : Andressa Menezes

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Light Painting é uma técnica fotográfica onde a longa exposição

registra o movimento de uma origem luminosa, permitindo assim

a composição espacial de desenhos com os pincéis de luz.

Light Painting

Você pode fotografar com luz de uma lanterna, para fazer fotos

maravilhosas pintando sua cena. Podemos utilizar uma pequena

lanterna .

Vamos deixar o ambiente totalmente escuro, sem invasão de luz,

utilize flashs convencionais para complementar a luz e uma

iluminação continua e focal como sua principalfonte de luz.

Faça a medição da luz da lanterna com seu fotômetro, sendo que

seu flash tem que estar por volta de 2 pontos subexposto com relação

a lanterna.

Deixe sua câmera no tripé, coloque no modo B(bulb) e trave. Caso

não queira a luz amarelada da lanterna coloque um filtro série 80

ou acione o filtro eletrônico de sua digital para luz tungstênio ou WB

manual .Agora de acordo com sua criatividade desenhe com a luz.

Puxada de Zoom

Puxada de zoom – ainda usando o mesmo principio do slow sinc,

o zoom é girado no momento da  exposição, imediatamente após

o disparo, proporcionando um efeito de “tunel” na foto.

Podemos fazer o disparo na posição grande angular e posteriormente

puxar para tele (zoom in) ou disparar na posição tele e girar o zoom

para  grande angular (zoom out).