Truques fotográficos

Curso de Fotografia

Olha só essa imagem… bonita, né?

Algumas vezes as fotos são tão bem feitas que conseguem nos causar sensações como desejo, angústia, compaixão e muitos outros sentimentos. Fotos assim normalmente possuem truques, utilizados principalmente em fotografias de comidas e bebidas.

Na Techimage você vai aprender tudo sobre como fazer as melhores fotografias.

Dureza da luz: a luz dura

Curso de fotografia

A luz dura é aquela que tem sombras bem marcadas. Elas acontecem porque a iluminação é feita de forma direta, ou seja,  sem difusão. Esse tipo de luz normalmente esconde feições do motivo fotografado e serve mais quando se deseja captar e transmitir uma atmosfera mais dramática à fotografia.

Velocidade do obturador

Curso de Fotografia

A velocidade do obturador mais baixa podem fazer com que as fotografias saim tremidas, pricipalmente se a máquina estiver sendo segurada na mão. A menor velocidade que se deve usar nesta condição para evitar fotos tremidas é 1/f, ou seja, igual a distância focal da objetiva que se está utilizando. Se você estiver utilizando uma objetiva 50mm, então a menor velocidade você deverá utilizar 1/60s. Para velocidades mais baixas não se deve fotografar sem o auxílio de um tripé.

Fotografe o pôr do sol!

Curso de Fotografia

O desejo de muitas pessoas – principalmente as que viajam bastante – é conseguir tirar uma fotografia do pôr do sol perfeito. Neste artigo vamos ensinar algumas dicas de como fazer essa foto ficar incrível:

  • Para fotografar os últimos raios de sol da tarde é preciso um tripé, uma câmera com fotômetro pontual e uma noite bem clara.
  • Ajuste sua câmera para um ISO em torno de 400 ou 800.
  • A abertura não é crítica, de modo que pode ser deixada em algo como f/4.0.
  • Faça a fotometria em pontual na parte amarela mais forte.
  • Se já houver estrelas no céu, garanta que o tempo de exposição fique em torno de pelo menos 1 segundo, isto vai fazer com as estrelas apareçam.
  • Coloque a câmera no tripé, reenquadre e faça a foto.

Nu artístico: luz e sombra

Curso de Fotografia

O jogo de luz e sombra nas fotografias de nu artístico nos fazem enxergar as formas do corpo de um jeito diferente. Com essas técnicas nós conseguimos captar diferentes sensações, imaginar situações e perceber movimentos. Este tipo de arte explora o corpo de um jeito belo, cheio de contraste, texturas, relevos e curvas.

O que são filtros polarizadores?

Filtros polarizadores eliminam reflexos e brilhos de superfícies não metálicas e aumentam o contraste entre nuvens e céu. Ele deve ser usado quando fazemos fotografia outdoor e sempre que houverem reflexos não metálicos fortes. Ele funciona de forma rotativa, ou seja, o giramos na objetiva para obter a polarização desejada.

Existem dois tipos de polarizadores circulares (PL-C) e lineares (PL). Os polarizadores lineares, mais antigos, só podem ser utilizados em câmeras mecânicas que não possuam auto focus. Os polarizadores circulares podem ser utilizados em câmeras modernas ou antigas. Não há diferença na forma de operação para o fotógrafo. Os dois trabalham exatamente da mesma maneira.

O que é HDR?

HDR (High Dinamic Range) está contraposição ao LDR – Low Dinamic Range, que as câmeras fotográficas costumam usar. Já é de conhecimento geral que cenas de alto contrastes exigem escolher o motivo que está na parte mais ilumina ou na parte menos iluminada. Por isso muitos fotógrafos escolhiam dias nublados para fotografar locais externos.

Para produzir fotos em HDR, procuramos fazer várias fotos da mesma cena com diferença de dois pontos entre cada foto, com os extremos da fotometria feitos na baixa e na alta luz. Depois, com auxílio de programas de edição, fazemos a fusão delas e o resultado é simplesmente incrível!