Fotos macro com objetiva reserva

Curso de Fotografia

Muitas vezes as pessoas se encantam com a macrofotografia, mas não tem budget inicial suficiente para investir nos equipamentos. O artigo de hoje serve pra te ajudar a fazer fotos espetaculares com lentes que você já possua em casa. Utilizando duas objetivas, uma tele e uma objetiva normal, você poderá fazer fotos que ampliam o motivo fotografado em cerca de 6 vezes !

Para alcançar esta ampliação, basta seguir os seguintes passos:

  • Coloque uma objetiva tele com cerca de 200mm ou mais na máquina. Se for zoom não tem problema, basta que ela esteja ajustada em 200mm.
  • Coloque-a na menor abertura possível.
  • Pegue aquela objetiva 50mm que você tinha guardada, e coloque nela um filtro UV.
  • Com auxílio de uma fita isolante, prenda uma objetiva na outra, sendo que a objetiva 50mm ficará invertia na frente da objetiva principal, esta objetiva deve estar na maior abertura.
  • Coloque o conjunto num tripé bem firme e boas fotos.
  • Para fotometrar não é preciso fazer nenhuma compensação, uma vez que a objetiva secundária (50mm) esta funcionando como se fosse um simples filtro.
  • A distância de trabalho é da ordem de 5 a 10 cm. O fator de ampliação será (objetiva principal)/ (objetiva secundária).

Pronto! Seguindo esse básico tutorial você conseguirá ter uma objetiva reversa para fazer fotos esplendidas.

Dureza da luz: a luz difusa

Curso de Fotografia

O que vai definir se uma luz é suave ou dura é o tamanho da fonte de luz. Ao contrário da luz dura, a difusa fica tão suave que mal dá para diferenciar luz e sombra. Apesar disso, é preciso saber que a diferença existe e sem ela os objetos não seria percebidos como tridimensionais.

Quanto mais longe do assunto, menor e mais suave a luz vai parecer. Existem também diversos acessórios que espalham a luz que está em contato direto com o objeto, tornando a fotografia mais homogênea e menos dramática.

Truques fotográficos

Curso de Fotografia

Olha só essa imagem… bonita, né?

Algumas vezes as fotos são tão bem feitas que conseguem nos causar sensações como desejo, angústia, compaixão e muitos outros sentimentos. Fotos assim normalmente possuem truques, utilizados principalmente em fotografias de comidas e bebidas.

Na Techimage você vai aprender tudo sobre como fazer as melhores fotografias.

O item essencial: tripé

Curso de Fotografia

O tripé é uma ferramenta muito importante na fotografia, talvez mais importante que o flash. O tripé dá ao fotógrafo a liberdade de escolher sua profundidade de campo e de estudar a composição com calma. Dá trabalho utilizar tripé ? Sim, sem dúvida dá, mas o resultado é gratificante.

Alguns tripés permitem que se inverta a coluna central e chegue-se a poucos centímetros do chão com a câmera. Este é um grande recurso para fotos macro. Se não tiver dinheiro para um super tripé, compre um mais baratinho, não tem problema, é melhor um tripé simples a nenhum.

O que são filtros polarizadores?

Filtros polarizadores eliminam reflexos e brilhos de superfícies não metálicas e aumentam o contraste entre nuvens e céu. Ele deve ser usado quando fazemos fotografia outdoor e sempre que houverem reflexos não metálicos fortes. Ele funciona de forma rotativa, ou seja, o giramos na objetiva para obter a polarização desejada.

Existem dois tipos de polarizadores circulares (PL-C) e lineares (PL). Os polarizadores lineares, mais antigos, só podem ser utilizados em câmeras mecânicas que não possuam auto focus. Os polarizadores circulares podem ser utilizados em câmeras modernas ou antigas. Não há diferença na forma de operação para o fotógrafo. Os dois trabalham exatamente da mesma maneira.